sábado, 22 de novembro de 2008

Legitimação e Gatekeeping

O Atelier, o Museu e a Cidade - os três, têm uma relação directa com a legitimação e distribuição da arte. Na verdade, se o atelier tem sido um pólo fundamental de definição do mundo artístico, quer estabelecendo uma cadeia produtiva nas artes, quer como lugar de edificação de uma cadeia de distribuição no tecido cultural, o museu é participante nos processos de autonomização da criação artística por propiciar ou facilitar os processos sociais de recepção artística e legitimar o artista e a sua obra. Enquanto que a cidade, tem a sua importância não só no debate do papel social da arte, mas também por ser co-participante com o museu e as instituições existentes na polis, nos processos de legitimação.
Contudo, no universo da arte contemporânea, existem outros intervenientes nos processos de legitimação e gatekeeping umas vezes invisíveis outras mais visíveis que sustentam, enquadram, promovem ou destroem o objecto artístico e/ou a carreira artística de seus autores. Embora, este tema tenha estado presente em todas as épocas e lugares, contendo muitas variáveis que tornam imprescindível uma actualização contínua, seria interessante uma reflexão que abordasse apenas a situação actual e a especificidade do panorama português, no universo das artes plásticas. Hoje, além do artista como produtor, do atelier, do museu e da cidade, são elementos intervenientes na legitimação e distribuição da arte, a crítica, os media, as instituições privadas e os intermediários culturais .
Estes últimos são uma parte importante e cada vez mais preponderante na legitimação da arte. Embora estejamos conscientes que se trata de um tema polémico, porquê evitá-lo? Decerto, será estimulante reflectir sobre um assunto que está intrinsecamente ligado à distribuição da arte e por consequência, à preservação e apresentação das obras de arte em geral, (quer em galerias, quer em museus ou colecções particulares) e de modo directo ou indirecto tem reflexos sobre a criação e a produção, tenha ela lugar no atelier ou não. Assim, voltaremos ao assunto com toda a certeza.

Sem comentários: